quarta-feira, 4 de abril de 2012

Resgate de crianças na linha de fronteira, Sector de São Domingos.




AMIC foi comunicado no dia 09 de Fevereiro, pelo Serviços de Migração e Fronteiras, na pessoa do Manjor Carlos Alberto dos Santos, da preensão de 4 crianças na linha de fronteira (São Domingo) que liga Guiné-Bissau e Senegal (Zinguinchor). 
 


As crianças do sexo masculino, cujas idades variam entre 13 aos 15 anos, apresentavam sinais de cansaço, talvez por falta de sono.
 

O acto da entrega de crianças à AMIC, teve lugar no dia 11 de Fev. 2012, pelas 11H00 no Gabinete do Director Geral de Migração e Fronteiras e contou para além da presença do Director Geral dos Serviços de Migração e Fronteiras, do Instituto da Mulher e Criança (IMC), representante da AMIC e a cobertura de médias (rádios e televisão). 


Na ocasião, a Srª Iracema do Rosário, presidente do IMC advertiu a opinião pública nacional sobre a existência da Lei proibitiva da prática de tráfico, dissimulado em aprendizagem corânica. Disse ainda que os infractores seriam duramente castigados conforme manda a Lei Anti-Tráfico.

Importa registar um paradoxo nesta declaração, pois as crianças quando foram apreendidas, afirmaram que era só e não teriam acompanhante. Ou seja elas sozinhas, decidiram livremente ir para o Senegal, aprender Corão. Quer dizer que, neste caso não há infractor.   

De igual modo o Sr. Ector Cassamá, em representação da AMIC, afirmou que a missão foi e continua a ser defesa e protecção da integridade física das crianças, seja ela guineenses, como estrangeiras, desde que a nossa intervenção justifique. Neste momento, AMIC tem 2 centros de acolhimento para crianças vulneráveis, sendo um em Gabú e outro em Bissau. 

As 4 crianças ora recebidas, serão automaticamente encaminhadas para o Centro de Bissau, onde irão permanecer, enquanto se realiza pesquisa com vista a encontrar os seus familiares.Pelos vistos, o Sr. Fernando Cá estava com uma delegação do UNICEF que se deslocou para visitar o centro de acolhimento em Bissau, foi naquele momento que se decorria a entrega de crianças lá nos Serviços de Migração e Fronteiras.
  

As crianças foram conduzidas numa ambulância dos Serviços de Migração, na pessoa do Manjor Carlos Alberto dos Santos , e foram instaladas no centro pelos Srs. Fernando Cá, Ector Diógenes Cassamá e o Director do referido centro Sr.Almeida Quibumba. 

Os 3 responsáveis identificaram as crianças e ao mesmo tempo fizeram avaliação ao nível da saúde, estado psicológica das mesmas e no contexto em elas foram intersectadas.

De seguida, o guarda colocou água no banheiro para que elas possam tomar banhos e repousar ou brincar (jogar matraquilhos) numa das salas no centro, enquanto a mulher da cozinha se prepara almoço para elas.  

O Sr. Almeida Quibumba, na qualidade do Director do centro, preparou as suas malas e foi instalar no centro junto às crianças.

 

Após o banho, houve a sessão de auscultação mais aprofundada, pois no início, as crianças falavam fula, mas só depois viemos a descobrir que 2 delas falam Francês e tivemos conversas a respeito das suas vidas e acabamos de descobrir que já estiveram no Senegal anos atrás. Vem para Guiné, Sessão de Pelundo para lavrar batata e mancarra, após a colheita, elas voltam novamente para o Senegal. Em relação a escola oficial, nunca foram tanto na Guiné, como no Senegal.

Contudo, gostariam de frequentá-la, nem que fosse em simultânea com o Corão. Uma delas lembrou que o seu mestre lhe tinha batido duramente, aliás confessaram que os castigos são duros e variáveis no dara (local de aprendizagem do Corão). Mas, mesmo sabendo destes castigos da parte dos seus pais, elas são obrigadas a cederem a pressão.

A parte financeira, foi suportada pela ONG-IPHD (Parceiro Internacional para o Desenvolvimento Humano), no quadro do programa Anti-Tráfico, cujo Director, Sr. Adrian Balan, já tinha sido informado do assunto antes da recepção das crianças no centro. Nisso, ele mandou desbloquear a verba para o efeito (alimentação, roupas, saneamento, pesquisa e localização dos familiares e eventual entrega).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário